Nove Hábitos De Pessoas Biliardárias

O avanço mais robusto da economia só virá com a volta dos investimentos privados, avalia o pesquisador membro ao Ibre/FGV Samuel Pessôa. Ainda que a saída da recessão seja lenta, pela avaliação de analistas, a greve dos caminhoneiros, que parou a nação em maio, contribuiu para um segundo trimestre ainda tímido.

Pela visão de Pessôa, os resultados da economia no terceiro trimestre precisam ser melhores. A seguir, trechos da entrevista ao Estado. Juros De Cheque Especial E Cartão De Crédito ver de perto o efeito de 0,2% do segundo trimestre como um sinal de estagnação da economia? Veio um pouco mais baixo do que nós, do Ibre, esperávamos. A gente aguardava 1,2% de crescimento entre o segundo trimestre desse ano e o segundo trimestre do ano passado.

Advertisement

O que veio mais fraco do que a gente aguardava foi o consumo das famílias. Isto parece se dever à insegurança, ao crescimento da renda mais pequeno e ao mercado de serviço, que está pior do que se imaginava. O endividamento bem como ainda é grande. E quando a gente olha o PIB pelo lado da oferta agregada, o que decepcionou foi o comércio. Os efeitos da greve dos caminhoneiros ficaram no retrovisor? Sim, todavia a avenida é longa, o que os detalhes estão mostrando é que é muito dificultoso uma recuperação exclusivamente voltada pelo consumo.

O investimento tem de regressar, a queda foi de 30% e a retomada foi muito pequena. Se observar o ano passado e este ano, o investimento subiu por volta de 5%, dado que caiu pela residência dos 30%, o que cresceu prontamente foi muito insuficiente. A carência, assim, para uma recuperação mais robusta da economia?

É muito custoso a economia regressar sem investimento e é impensável que ele volte sem o defeito político ser solucionado. Este dificuldade é mais no sentido de definir como a comunidade vai definir o desequilíbrio fiscal estrutural, tem de saber como pagar as nossas contas no comprido tempo. Tem um gasto previdenciário que cresce e necessitamos de setor público que a comprido tempo se sustente.

Fazendo isso, fornece para tomar conta do curto prazo. Seu Dinheiro - Por Denyse Godoy ? Investimento privado. Crédito Para Negativado, Conheça Opções , se a gente solucionar o problema fiscal, será excelente que o investimento público regresse, principalmente no setor de logística, que gera uma reação mais rápida de emprego. Entretanto este tipo de investimento só precisa regressar mais tarde.

Advertisement

Foi ingênuo confiar em uma recuperação mais rápida e robusta depois do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, há dois anos? Acredito que o Brasil prontamente estava fadado a possuir uma recuperação lenta, visto que uma parcela vasto dessa instabilidade vem de um enorme recurso de investimentos que foram feitos em setores errados. Uma extensão da recessão se deu pelo problema político, que está afiliado à dificuldade de o Congresso escolher um setor público com um tamanho e bases tributárias que façam significado.

O Congresso sofre uma espécie de síndrome de jovem: ele quer coisas, porém não quer pagar o preço que essas coisas custam. Ele não reforma a Previdência, por exemplo. E o que mais explicaria essa dificuldade de a nação regressar a desenvolver-se? 400 bilhões pro BNDES reconstruir do nada a indústria naval, as desonerações.

Share This Story

Get our newsletter